Dicas

Filtros

Se os filtros estiverem sujos, seu veículo está sendo seriamente prejudicado.


Filtros de óleo: Responsável pela retenção de partículas abrasivas oriundas da queima de combustível e do desgaste das peças móveis do motor. Importante, em TODAS as trocas de óleo, substitua o filtro de óleo. Se não o fizer, você estará misturando óleo novo com óleo velho retido dentro do filtro, comprometendo assim sua qualidade e vida útil.

Filtros de ar: Um filtro de ar sujo obstrui a passagem de ar para o motor, causando assim um significativo aumento de consumo de combustível. Deve-se substituir o filtro de ar a cada 15.000 km aproximadamente, podendo ser antecipada caso o veículo seja utilizado em locais com muita concentração de poeira.

Filtros de combustível: Tem o papel de reter as impurezas em suspensão na gasolina, sendo necessário a sua substituição a cada 15.000 km. Esta peça quando entupida poderá comprometer todo o sistema de alimentação, causando engasgos ou consequências piores, dependendo do tempo em que o problema demorar a ser sanado.

Filtros de ar condicionado: É necessária a sua substituição conforme determinação do fabricante. Revise SEMPRE este item, pois ele é responsável pela filtragem do ar que nós respiramos dentro do carro.

Fluídos

O sangue do seu veículo, que devem estar sempre nivelados.


Fluído de freio: O sistema de freios constitui-se num item de segurança do seu carro. NUNCA complete o nível do óleo de freio. Se a lâmpada do óleo de freio acender ou o frentista do posto informar que seu óleo de freio está baixo, procure a sua oficina de confiança, pois a pastilha acabou ou, pior, existe algum vazamento de óleo no sistema do veículo, que poderá deixá-lo sem freio a qualquer momento.

Fluído do radiador: Sabemos que os motores trabalham a uma temperatura maior que 100 graus C. Desta forma, a água sozinha não cumpre a sua principal função, que é a de refrigerar o motor. Sendo assim, devemos utilizar no sistema de arrefecimento uma combinação de água e fluído refrigerante ("coolant"), o qual terá a função de assegurar uma perfeita refrigeração do motor, garantindo também proteção, evitando ferrugens no sistema de arrefecimento (bomba d'água, válvula termostática, etc) além de vazamentos inesperados de água. Verifique o nível de água do radiador visualmente, sem abrir a tampa do mesmo. Quando a tampa é aberta, o oxigênio existente no ar entra no reservatório, ajudando no processo de oxidação do sistema.

Água da bateria: Examine a cada 30 dias o nível de água da bateria (baterias convencionais) do seu carro e, quando necessário, acrescente somente água destilada. Verifique se há oxidação nos pólos, isto é, sinal de problema. Procure a sua oficina de confiança para um check-up elétrico.

Água para o limpador de pára-brisa: É recomendável que se mantenha neste reservatório uma solução de água e sabão específico. Essa mistura pode auxiliar na visibilidade, mantendo o pára-brisa desengordurado e sem resíduos, geralmente levantados pelo veículo da frente.

Pneus

Um dos itens mais importantes para se dirigir com segurança.


  • Calibre semanalmente, quando estiverem frios, de acordo com a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

  • Faça também o rodízio a cada 5.000 km.

  • Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10.000 km, tornando seu veículo seguro na hora de dirigi-lo.

  • Examine sempre o sulco dos pneus, e quando estiverem com espessura de 1,6 mm, com algum corte ou bolha, está na hora de substituí-los.

  • Na compra de pneus novos, não leve apenas em conta o seu preço, mas faça uma análise de custo/benefício em relação ao seu preço/durabilidade assegurada com certificado de garantia do fabricante.

Suspensão

Outro item responsável pela segurança e pelo conforto ao rodar, portanto a suspensão também merece sua atenção.

A cada 25.000 km, faça uma revisão completa nos eixos, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, batentes e buchas.

  • Os amortecedores devem ser verificados neste mesmo período. Caso você queira verificá-los manualmente, pressione o veículo para baixo, ele deverá subir uma vez e parar. Caso contrário, os amortecedores estão sem atuação, sendo necessária sua substituição.

Curiosidade


Um Jeep Cherokee tem pontos que tem que ser lubrificados a cada 5.000 km.


Embreagem

Sem a embreagem é, praticamente, impossível dirigir.

Sempre evite dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem pois a pressão exercida, por menor que seja, ao longo do tempo causará um desgaste prematuro do sistema (disco, platô e rolamento), encurtando sua vida últil em até metade do tempo previsto.

Esteja sempre atento pois existe uma tendência de dirigir com o pé apoiado no pedal.

Velas

As velas quando defeituosas ou desgastadas prejudicam o rendimento do motor e provocam o aumento de consumo de combustível.

Em sua oficina de confiança devem ser retiradas para uma verificação de acordo com a quilometragem, levando em conta o tipo de vela, motor e o tempo de uso.

Tipos

Existem alguns tipos de velas que tem durabilidades diferentes conforme indicação dos fabricantes e devem ser substituídas conforme indicado abaixo.

• VELAS DE COBRE: Troca a cada 15.000 km;

• VELAS DE PRATA: Troca a cada 30.000 km;

• ELETRODOS MÚLTIPLOS: Troca a cada30.000 km;

• VELAS DE PLATINA: Troca a cada 50.000 km.


Injeção eletrônica

Necessita de manutenção preventiva constante.

A cada 15 mil quilômetros deve-se limpar os bicos injetores, em sua oficina de confiança, através de equipamento que utiliza um sistema de ultrasom.

A máquina do sistema de ultrasom, além de limpar, irá também fazer todos os testes necessários, como leque, estabilidade, corrente elétrica e outros.

A descarbonização do sistema de injeção poderá ser utilizada apenas como preventiva e não como corretiva, ou seja, antes que bicos injetores comecem a falhar.


Lubrificantes

A perfeita lubrificação é essencial para a durabilidade do seu carro.

Óleo do motor: Utilize sempre óleos lubrificantes de marcas conhecidas ou de acordo com a especificação do fabricante do seu carro.

Caso seja necessário trafegar por estradas ou locais muito empoeirados, antecipe a troca do óleo.

Para verificar o nível do óleo do motor, desligue o carro de preferência uns 5 minutos antes. Se você não esperar este tempo, o óleo que ainda está circulando no interior do motor e não terá tempo de se depositar no carter (recipiente onde fica a vareta) e o nível sempre parecerá estar abaixo do recomendado.

• Nível de óleo acima do máximo: excesso de óleo (suja as velas, o corpo de borboleta);

• Nível abaixo do mínimo: dificulta a lubrificação do motor;

• Substitua o óleo do motor do seu carro em sua oficina de confiança, evitando assim que pessoas despreparadas usem produtos não recomendados para seu veículo, além correr o risco de causar algum dano ao seu carro, como, por exemplo, nivelamento incorreto do óleo do motor, parafuso de carter espanado, etc.

ÓLEO DE CÂMBIO/DIFERENCIAL/TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS

Atualmente são utilizados óleos do tipo "long life".

Procure verificar o nível do óleo ou a necessidade de serem substituídos em uma oficina especializada e de confiança com equipamentos adequados.



Manutenção preventiva

Algum ruído ou comportamento estranho no seu carro?


Passe na sua oficina de confiança para verificar.

Uma verificação deve ser feita a cada 10.000 km ou 10 meses em média, ou ainda quando notar algum ruído diferente no veículo em uso.

Alguns tipos de ruídos podem parecer banais e trazer sérios danos ao seu veículo.

Aproveite a oportunidade da troca de óleo para fazer uma verificação por baixo do seu veículo.

O tempo e quilometragem citados acima são valores médios, pois devem ser respeitadas as especificações de tempo de revisão determinadas pelo fabricante.

Todo fabricante de automóvel faz um plano de manutenção, de modo que o quilômetro rodado saia o mais barato possível. Porém, o carro é um bem de consumo, que consome combustível, óleo, água, seguro, emplacamento, manutenção preventiva e alguma manutenção corretiva.

Desta maneira, vamos utilizar esse lindo invento, que nos dá tantas alegrias e é tão importante para nossas vidas da melhor e mais barata maneira possível, através da manutenção preventiva.

Pense em seu veículo como se ele fosse um avião, que também transporta pessoas. Imagine o problema que causaria se a manutençào do avião não fosse executada preventivamente e quando chegasse na aterrisagem não houvesse mais freios.

Nos veículos, acontece a mesma coisa. Imagine você em uma serra ou baixada e, quando acionar o freio, você começar a escutar aquele famoso barulho de "ferro com ferro". Isso quer dizer que as pastilhas de freio estão no final e você não revisou o sistema preventivamente.

No final da viagem, com certeza você terá que encontrar algum lugar para efetuar a manutenção corretiva, a qual na maioria das vezes não possuirár as peças para o reparo, além de aproveitar a situação para cobrar preços exorbitantes.



Outras dicas


- Evite o uso de pistolas pneumáticas para apertar as rodas do seu veículo. Normalmente elas descalibram e irão apertar os parafusos com uma carga que será impossível você soltar com sua chave de roda caso necessite, por exemplo em uma estrada ou mesmo na rua, deixando você em uma situação difícil.

- Alarmes que não vêm instalados de fábrica são fontes constantes de problemas. Alguns tipos de alarme interferem até mesmo com os equipamentos de análise de motores, gerando erros de comunicação entre os sistemas.

- Verifique na revisão do seu veículo quais itens do seu carro serão revisados e que tipos de equipamentos serão utilizados, pois assim você poderá fazer um comparativo de orçamentos entre uma oficina bem equipada para atender qualquer problema do seu veículo e uma oficina com aqueles famosos "preços amigáveis" porém sem nada a lhe oferecer.

- Cuidado ao adquirir rodas de aros maiores que as determinadas originalmente para o modelo do seu carro, pois você fazendo esta modificação apesar de esteticamente mais bonita estará alterando a configuração de troca de marchas do seu câmbio, na maioria das vezes tornado as trocas mais longas e o veículo perdendo em força de motor, além de aumentar o consumo de combustível.

- Caso o veículo esteja rodando e a luz do óleo acender, PARE IMEDIATAMENTE em local seguro, chame um reboque ou acione sua oficina de confiança

- Caso a luz do alternador acenda quando o veículo estiver em funcionamento, verifique se a correia do motor arrebentou. Caso não tenha, desligue todos os consumidores de energia, tais como ar condicionado e faróis, rádio e assim você ainda terá algumas horas de funcionamento do motor antes que a bateria descarregue totalmente.

- Caso as luzes do air-bag ou do ABS acendam no funcionamento ou não apaguem do seu painel, dirija-se à sua oficina de confiança o mais breve possível, pois estes sistemas, projetados para a sua segurança, não estão funcionando.

VERIFICAÇÃO PARA VIAGEM

Com o veículo frio, antes de dar a partida no motor, verificar os itens abaixo antes de pegar a estrada:

- Calibragem dos pneus;

- Nível da água do radiador;

- Nível do óleo do motor;

- Nível do fluido de freio;

- Verificação completa da sinalização do veículo (faróis, luzes de freios, luz de ré...);

- Equipamentos de segurança e manutenção: triângulo, macaco, chave de rodas, extintor de incêndio (verificar validade e ponteiro de pressão no verde);

- Verifique o check-control e se existe alguma lâmpada acesa no painel de instrumentos que indiquem alguma anomalia;

- Caso tenha costume de viajar à noite, leve uma lanterna e sprays de reparo rápido de pneu, evitando ficar parado em lugar perigoso ou de risco na estrada;

- Regulagem dos faróis: caso você utilize seu carro muito carregado, peça para fazer uma regulagem de faróis um pouco mais baixa do que o padrão;

- Leve em seu carro os seguintes itens, os quais poderão auxiliá-lo e até tirá-lo de uma situação difícil:

a) Manual de instruções do veículo;

b) Cópia da NF de compra e livreto de manutenção, caso o veículo ainda esteja no período de garantia de fábrica ou estendida;

c) Documento do licenciamento do veículo;

d) Telefone da sua seguradora e telefones de contato do seu corretor de seguros;

e) Telefone da sua oficina de confiança.


  • Leve em sua viagem uma cópia codificada da chave do seu veículo.

  • Verifique a data de vencimento da sua carteira de Habilitação e não esqueça de verificar se está levando o seu cartão do plano de saúde.

  • Em viagem, procure deixar uma boa ventilação pois a falta de oxigênio causa sonolência.

  • Faça paradas antecipadas para colocar combustível, evitando andar com o ponteiro no limite.

  • Obedeça a velocidade máxima permitida no local. Meia hora a mais ou a menos na sua vida é insignificante em relação à sua segurança e de sua família.

  • Em viagens longas, programe paradas periódicas para ir ao banheiro e andar um pouco para ativar melhor a sua circulação e alongar os músculos.

  • Cuidado com os trechos finais da viagem, aqueles onde você conhece todas as curvas. Isto normalmente causa excesso de confiança e relaxamento, tirando sua concentração. É onde normalmente acontece a maioria dos acidentes.